terça-feira, dezembro 27, 2005

'Ele' está de volta!

5 de Janeiro 2005

"A primeira fatia de bolo-rei que comi nestas festividades, tinha um cabelo. Adoro o Natal."

Desta vez, foi no bacalhau ... (o que não é uma surpresa ...)

segunda-feira, dezembro 26, 2005

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Bolas de Natal

Pois, é preciso ter bolas para aguentar o Natal todos os anos.
Mas enfim, esqueçamos os buracos negros e regressemos à luz.
Vamos comer e beber para esquecer que gastamos tanto dinheiro em prendas inúteis!
Um bem haja ao bacalhau da noruega e aos pinhões!

Feliz Natal apenas aos que se dignarem de vir ao blog antes da abertura dos presentes.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

...

E o Bibi, claro, come criancinhas, é comuna.

Uma desgraça nunca vem só (mas vem sempre do mesmo lado).

Ribeiro e Castro, presidente do PP, e cuja seriedade está alicerçada nas suas carreiras impolutas nos inatacáveis mundos do Futebol e da Política, culpa a Esquerda pelos "grandes males do Mundo". Todos os flagelos que assolaram a Humanidade. O Gengis Khan matava e esfolava: era comuna. Os Romanos tinham eleições: comunas! O Napoleão usava uma mão dentro da farpela: comuna. O Hitler tinha um bigode à intelectual: era comuna! O Lenin nasceu: comuna! O Pinochet derrubou um governo de Direita eleito democráticamente, e instituiu uma violenta ditadura de Esquerda: comuna do caraças. O José Malhoa canta mal e porcamente: comuna! O Ribeiro e Castro, chegou à conclusão que não tinha jeito para nada, e portanto dedicou-se à Política, e faz questão de dizer barbaridades que o reduzem à condição de idiota: é um comuna!

sábado, dezembro 17, 2005

Vi e gostei

O que é afinal um casal de lésbicas, senão um par de mulheres com extremo bom gosto?

Resolução de fim de ano

O último mês, terá sido um dos mais difíceis que vivi. Depois de ter compreendido, como a Vida é frágil e curta, sinto-me mais vivo que nunca, cheio de pensamentos posítivos e de amor pelo Mundo. Portanto, vou esperar que passe.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Pensando melhor ...

Junto à porta do meu prédio, há uma série de recantos onde muitos animais bípedes, portuguêsmente costumam aliviar a bexiga. É naturalmente incómodo, e foi algo que sempre me desagradou profundamente ... até ver isto.

Prendas que eu nunca tive

Que lixem os Power Rangers e os GI Joes! O que eu não dava por um action figure de Jesus Cristo, com uma caçadeira que dispara "pregos ninja"! Porque é que nunca me deram um destes?!?

domingo, dezembro 11, 2005

Onde está o Harry?

Não se deve acreditar em tudo o que nos diz a televisão. Ainda há pouco, vi um anúncio ao novo(?) filme da (interminável) saga do Harry Potter. "Só nos cinemas", dizia. Só? Então e no Emule? E no BitTorrent? E no WinMx? E na feira de Custóias? E na de Carcavelos? E na do Cerco do Porto?

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Separados à nascença?

Descobre as diferenças:

Contas é com ele

Diz o Cavaquinho, que Portugal se encontra na situação mais "complexa e difícil dos últimos 25 anos". Um gajo diz qualquer coisa para receber 4 reformas.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Não é necessário adicionar água

A RTP vai transmitir um documentário sobre Salazar e Franco. Durante o anúncio desse documentário, surge o Adriano Moreira a elogiar Salazar, como um "grande anti-comunista". Como se isso fosse uma grande coisa. Soubesse disso o Hitler, e nem se teria suicidado. Quando fosse julgado em Nuremberga, bastar-lhe-ia dizer "sim, sou responsável, entre outras coisas, pela morte de mulheres e crianças ... mas fiz guerra aos comunistas! Aliás, tudo o que fiz, fi-lo contra a ameaça comunista! Nem toda a gente sabe, mas o judeus são uns comunas do caraças!". Inúmeros "ahs" de admiração ecoriam na sala, e o tipo saía em ombros. Uma limpeza.

No fundo, o rótulo de "grande anti-comunista", é uma espécie de "elogio instantâneo". Quando se pede a A, para dizer algo de bom sobre B, saca-se do pacote e zás: "Ah sim, o fulaninho! Olhe não o conheço de lado nenhum, mas é um grande anti-comunista!". Aliás, ou muito me engano, ou o amigo Cavaco Silva, ainda se vai socorrer deste producto na sua caminhada para Belém. Assim como assim, o homem não tem nada que se aproveite, mas é um grande anti-comunista ...!

terça-feira, novembro 15, 2005

Futebol para todos

Cada vez mais, o futebol deixa de ser um universo exclusivamente masculino. Ao folhear um dos muitos catálogos de brinquedos, que nesta altura do ano começam a atafulhar as caixas do correio e as cabeças dos petizes, encontrei a promoção a uma miniatura do Cristiano Ronaldo. Assim, a modos que uma imitação do Ken. O brinquedo tem várias parecenças com o popular jogador, mas desconheço se algum par de bimbas inglesas, faz parte do pacote.

terça-feira, novembro 01, 2005

"O Estado sou eu"

Rui Rio, convocou uma conferência de imprensa e chegou mais de 20 minutos atrasado, para anunciar que a comunicação com a Câmara do Porto, passará a ser feita por escrito. Assim, as questões de uma simples entrevista passarão a ser escrutinadas pela Direcção dos Serviços de Censura, para "lutar contra a perversidade, principalmente quando ela atinge uma dimensão que põe em causa a saúde do regime". Espero que depois deste bonito episódio, os jornalistas e acima de tudo, as suas chefias, decidam não dar muita importância ao referido indivíduo, da próxima vez que inaugurar um urinol, ou os 50 cm2 de jardim na Avenida dos Aliados. Não vá a Direcção Geral de Segurança estar por perto ...

quinta-feira, outubro 27, 2005

O frete

O presidente do sindicato dos funcionários judiciais, classificou a greve realizada nos últimos dias como "um sacrifício". Geralmente é essa reacção que tem um etíope esfaimado, quando lhe oferecem comida: "Eu nem queria, mas já que insistem tanto ...".

quarta-feira, outubro 26, 2005

A Vergonha Pública

Em qualquer empresa privada que atravesse dificuldades, aplicam-se medidas para inverter essa situação, e que passam pelo corte nas despesas: redução de salários e outros custos, e dispensa de funcionários.

Inexplicávelmente, quando o Estado enfrenta essas mesma dificuldades (porque foi governado ano após ano, em função dos funcionários públicos), não pode reduzir os custos, nem (com toda a justiça) dispensar funcionários, porque esses privilegiados se podem rebelar contra essas medidas com greves e protestos absolutamente imorais e vergonhosos. Quando foi a última vez que os funcionários do Continente, se manifestaram por trabalharem mais de 40 horas semanais, em troca de salários miseráveis?

O mal dos funcionários públicos, é nunca terem sido empregados numa empresa privada.

La dolce vita

A adesão à greve dos magistrados, atingiu os 95% paralisando alguns tribunais e dando origem ao que na gíria judicial se chama "um bom dia de trabalho".

terça-feira, outubro 18, 2005

25 de abril mental

Peço desculpa pela ausência. A razão? Trabalhos forçados. Não é má vontade minha, é falta de estímulo, é remar contra a maré. E isto quase parece uma letra de música mas não sou eu quem a toca. Trabalho num callcenter 8h/dia. Dava para criar um novo blog com os disparates, as reclamações, os desabafos, as falsas expectativas, a educação e a falta dela que ouço todos os dias. Tenho de responder de uma determinada forma mecânica à qual já não presto atenção mas quando presto sinto-me ridícula. Educadamente ridícula. "Sou uma mera funcionária, como pode compreender" respondo eu. Mas nem isso sou e ninguém pode compreender.
Depois chego a casa, exausta, e ouço as mesmas histórias na t.v., parece uma sanguessuga que não me larga o pé isto de não conseguir vislumbrar um futuro. Aumento de impostos, aumento da gasolina, aumento dos transportes, aumento do desemprego. Só não aumentam os salários e as regalias, até porque, convenhamos, anda meio mundo a enganar o outro meio e é como a pescadinha de rabo na boca ou o cão atrás do próprio rabo, não vamos a lado nenhum.
Ouvi uma teoria: "enquanto não morrerem as pessoas que tinham mais de 20 anos no 25 de Abril isto não anda prá frente". Um pouco drástico. Mas o facto é que enquanto não houver um "25 de abril" na mentalidade do português comum, nada vai melhorar...

segunda-feira, outubro 17, 2005

Oh Pírrico

Fátinha Felgueiras considerou a sua vitória na eleição para a Câmara de Felgueiras, como "uma vitória da Democracia".
Tem toda a razão. Infelizmente, começam a vulgarizar-se estas vitórias da Democracia sobre a Justiça, a Honestidade e a Vergonha na Cara.

4 Indomáveis Patifes

Ah ...! Tarde mas sempre a tempo.

No rescaldo das eleições autárquicas saldou-se o seguinte resultado:

Movimento "Vigaristas Ao Poder" (Felgueiras, Loureiro, Morais e Lda) - 70%
Movimento "Em terra de cegos ... é bom demais para ser verdade" Amarante - 20%
José Sócrates - 10% (não é vergonha nenhuma perder contra todos os outros juntos)
Marques Mendes e associados - -50% (convenhamos que levar banhada do Valentim e do Isaltino, está para lá de péssimo)

segunda-feira, outubro 03, 2005

Vitórias antecipadas

A pouco menos de uma semana para as eleições autárquicas, existem já dois concelhos com destinos traçados. Em Felgueiras, a plataforma "Sempre Presente Quando Não Vou A Banhos Em Copacabana" liderada por Fátinha Felgueiras, tem a vitória assegurada. Já em Gondomar, Valentim Loureiro já não precisa de dizer às criancinhas como influenciar os mais velhos a votar nele, porque a sua candidatura "Gondomar No Bolso" já venceu.

O Anticristo da Anorécticas

A propósito da estreia do filme "Os Irmãos Grimm", devo dizer que aos 40 anos a Monica Belucci, é aquilo que muitas mulheres não conseguem ser aos 20. E nem precisa de dietas.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Sindicalismo Caviar

O Sindicato dos Magistrados ... perdão. O Sindicato dos MAMÕES do Ministério Público, decidiu marcar uma greve para os dias 25 e 26 de Outubro. Pessoalmente, sempre que me lembro que os magistrados, que tecnicamente não fazem a real ponta de um corno - se fizessem alguma coisa, ninguém se queixava do estado da Justiça ... - têm um sindicato, só me dá vontade de rir. Quais serão as suas bandeiras? 5 horas semanais de trabalho? 10 meses de férias? Um par de negros a abanar umas folha de palmeira nas salas de audiência?

terça-feira, setembro 27, 2005

Hic ...

Dois advogados do Louisiana, registaram o nome 'Katrina' para ser usado em bebidas alcoólicas. O mau gosto da ideia, reflecte-se igualmente no slogan "Get blown away".

O furacão Felgueiras, que recentemente atingiu Portugal também vai ter honras idênticas, com o apoio da Adega Cooperativa de Cirrose. Já o slogan, está decidido que será "Get fucked ... again!".

quinta-feira, setembro 08, 2005

Sem comentário

Diz o amigo Pacheco Pereira:
"Que alguma coisa correu muito mal nos primeiros dias no apoio às vítimas do furacão Katrina, é incontestável [..] O que está em causa é outra coisa, é a histeria anti-Bush, e antiamericana, que varreu a comunicação social, na portuguesa com o primarismo habitual, na de muitos outros países, incluindo os EUA, reproduzindo as clivagens da última eleição presidencial". in Público, 8-9-2005

Fala assim, quem nunca sobreviveu a uma catástrofe natural, e não teve para além disso, que passar sede, fome, partilhar dois metros quadrados com cinquenta mil pessoas sob temperaturas acima dos 30 graus, numa cidade juncada de corpos, no país mais rico do Mundo, enquanto os seus governantes se entregam à música e às compras. Nem sequer vou falar nas violações e demais violência.
Tendo em conta que esta linha de acção, garantiu a reeleição de George Bush, Pacheco Pereira poderia chegar longe se se candidatasse à presidência dos EUA. Por cá não teria tanto sucesso, pois há pessoas que procuram informar-se de forma livre, e não recorrem ao popular comentador para saber as novas, devidamente censuradas, dos amigos americanos.

segunda-feira, setembro 05, 2005

Camião dos Frangos

Para onde for o Ricardo, o São Sebastião sem luvas descido à terra em forma de gajo barbudo com voz de alta frequência de coisa mimalha que fala na 3ª pessoa, vai o camião do menino. Coitadinho dele, para não amuar, tem um camião, 2 chocolates, um cobertor verde bébé e a mãe faz festinhas. Deve ser um daqueles que compra o colete cor-de-rosa para mudar o pneu, sem luvas claro. Até a lavar a louça ele não usa luvas!
No Natal? Par de luvas, nada de meias pró Ricardinhu! putchi, putchi, putchi, o bébé é lindo, não chora, sim?

domingo, setembro 04, 2005

Espera, Mendelssohn.

As pessoas deviam casar-se o mais tarde possível. Teriam menos tempo para se arrepender.

sexta-feira, setembro 02, 2005

Lavagem a seco

Coitado do George Bush! Pensou que o tufão ia limpar uma data de pretos, que nunca votam nele, mas saiu-lhe o tiro pela culatra. Enfim, já despachou o exército para a zona atingida, para ver se matam mais uns.

quarta-feira, agosto 31, 2005

Come on baby, light my fire!

Os Bombeiros/funcionários públicos - ser funcionário público é um luxo! até há tempo para ter outra ocupação; moi, se quiser coçar uma micose, tenho de entrar 10 minutos mais cedo - vão ser dispensados do seu trabalho (!) para poderem combater fogos. Para quem não sabe, um bombeiro/funcionário público combate o "fogo" com uma bejeca fresquinha, bebida numa esplanada à beira-mar. Não fui eu que disse isto, mas quer-me parecer que a época de fogos, se vai prolongar de Janeiro a Dezembro, porque o número de fogos vai disparar ...

Prefere fumar charutos

Valentim Loureiro recusa-se a participar em debates com os seus oponentes, na corrida à Câmara de Gondomar. Aliás, este indivíduo renunciou a todas a acções de campanha, pois tem já a vitória assegurada - os eleitores têm um carinho especial por vigaristas e aparentemente não há mais nenhum em campanha por aquela câmara.

O homem sério

Manuel Alegre não se candidata a Presidente, por não querer prejudicar o seu partido. É uma pena, porque teria a vitória garantida. Veja-se Isaltino Morais, Fátima Felgueiras e Valentim Loureiro, que vão concorrer contra os próprios partidos e já ganharam.

quarta-feira, agosto 24, 2005

A Lista de Blair

O Governo britânico decidiu publicar uma lista de comportamentos classificados “inaceitáveis”, que poderão levar à expulsão do país quando practicados por imigrantes. Assim, promover por qualquer meio o terrorismo e/ou a intolerância racial ou religiosa, terá como castigo a expulsão de território britânico. Ter uma tez escura e inadvertidamente habitar num edifício onde se refugiem terroristas, continua a ser punido com 7 tiros na cabeça.

terça-feira, agosto 16, 2005

"Rien, Jean Pierre, rien"

Em agosto proliferam as matrículas amarelas e o sotaque pouco convencido de portugueses residentes em França que voltam, saudosos, à sua terra natal.
Não tenho nada contra, exceptuando talvez as festas populares até às tantas... a postura demasiadamente descontraída ao volante e a "pedante"... a insistência em falar francês entre os seus... e comentários como "Já viste o preço do bacalhau? deve subir em agosto pró imigra pagar...". Sim, sem dúvida Portugal pára, todos os anos, para receber os filhos bastardos.
Estou tão contente por estarem cá todos que vou ali lançar uns foguetinhos...

quinta-feira, agosto 11, 2005

Smoke and fly

Milhares de israelitas manifestaram-se contra o abandono da Faixa de Gaza, e o desmantelamento de colonatos. Para acalmar os ânimos, a Autoridade Palestiniana vai reforçar o políciamento, e vai rebaptizar o território como "Faixa de Ganza".

Igual ao litro

O filho mais novo, e a mulher de Pinochet, foram detidos por fraude tributária e falsificação de documentos, relacionados com contas bancárias secretas. Pinochet veio a terreiro proteger a família, assumindo a responsabilidade. Afinal de contas (ahahah!), se já escapou a acusações de crimes contra a Humanidade e genocídio, o que é uma falsificação de documentos ou uma fraude tributária ...?

segunda-feira, agosto 01, 2005

À escolha do freguês

Valentim Loureiro apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal de Gondomar. Já muito critiquei o indivíduo, mas desta vez tenho que dar-lhe os meus parabéns, porque o seu slogan de campanha é pura e simplesmente fantástico: "mas ... em Gondomar mandam os gondomarenses.". O que tem de fantástico? Aquele "mas", porque no fundo, é um slogan interactivo e sempre actual. Senão veja-se: imaginemos que hipotéticamente - e isto é uma hipótese muito remota - que o Valentim é condenado por ... falsificação de resultados desportivos. Nessa altura o slogan pode ser imediatamente renovado, sem custos para a campanha: "Fui condenado por falsificar resultados desportivos MAS em Gondomar manda os gondomarenses.". Outra hipóteses remota seria "Fui condenado por desvio de capitais públicos MAS em Gondomar ...", ou então "Fui condenado por fraude, fogo posto, falência fraudulenta, apropriação ilícita de capitais, injúrias a um agente da autoridade, lavagem de dinheiro, gestão danosa e muito mais MAS ...". Pode não ser tão apelativo como "Por amor a Portugal!", mas por uma vez que fosse, teríamos um slogan com uma ponta de verdade! E convenhamos que a populaça gosta de estar esclarecida e informada, e sabe recompensar alguém tão honesto e transparente.

sexta-feira, julho 15, 2005

Contra (colocar aqui motivo do protesto)!

Os sindicatos da Função Pública, continuaram hoje a sua luta contra os ataques do Governo, com mais um fim-de-semana prolongado ... ah, ups! ... enganei-me! Afinal, é um dia de greve, de protesto contra a redução dos privilégios indecentes de que beneficiam os funcionários públicos! Força camaradas!

segunda-feira, julho 11, 2005

Há coisas do dêmo!

Eucaliptos, Acácias e Jacintos de Água, entre outros que eu não saiba, são pragas. É facto. O Eucalipto veio da Tansmânia! Que fica na Austrália! Tá explicado... o diabo da tansmânia ficou extinto, mas agora o seu espírito povoa os nossos eucaliptais, atiçando fogo em tudo que é monte. Ainda por cima, o eucalipto arde melhor do que qualquer árvore. É do diabo! As originais de cá, da família dos Carvalhos e Sobreiros, são muito menos passíveis de arderem.
Para além disso, em vez de fazermos como os países civilizados e plantarmos cânhamo para fazer papel, plantamos "acaliptos", "calitres" ou até "clips", como chamam certas personagens do interior, ao tão-bom-de-respirar Eucalipto.
O que "Tá Mal!" é que o pobinho vê árvores e até acha sempre bem, ainda que sejam do diabo...

sábado, julho 09, 2005

Só uma ideia...

Todos os dias vemos tanta gente a coçar a micose nos shoppings, nos parques, nos cafés... e todos os anos vemos as matas de Portugal serem consumidas pelas chamas...
Por que não juntar o inutil ao desagradável e dar que fazer a essas sanguessugas de subsídios e afins? Casa, alimentação e uma pequena remuneração para limpar e vigiar matas.
O problema é que, por muito que o país arda e fiquemos com cada vez menos espaços verdes e árvores, o português continua a arder com o aumento do IVA... e não há bombeiro que apague a azia.

segunda-feira, junho 27, 2005

Piada anti-racista do dia

Diz o racista para a esposa:
- Querida, tenho de confessar-te: sou daltónico!
Diz a querida:
- Eu também tenho uma confissão a fazer-te: não sou ariana, sou cabo-verdiana!

Vencer ou Morrer

Para quem não sabe, a guerra do Ultramar tinha como objectivo libertar África dos pretos. Inicialmente, era habitada por loiros altos e com olhos azuis, mas estes não souberam gerir os fluxos imigratórios e foram invadidos. A sério.

Racistas

Após cuidada reflexão, concluí que os racistas são como os peidos: apresentam-se com estrépito, e desaparecem silenciosamente; tanto a uns como a outros, e apesar de serem desagradáveis, acho-os imensamente cómicos - chamar-lhe-ia 'humor negro', mas não quero ferir sensibilidades ...

segunda-feira, junho 20, 2005

Manifestação

Na sequência da manifestação do último sábado, realizada em Lisboa, contra os imigrantes, milhares de pombas esvoaçaram hoje no Porto, como forma de protesto, contra aquilo a que chamam uma invasão do seu espaço vital, por parte das gaivotas. Uma pomba que recusou identificar-se, e que arrulhou em nome de todas as outras, acusou as gaivotas de estarem a desvirtuar a "essência columbófila" da cidade: "Essas badalhocas das gaivotas, saem de lá do sítio de onde saem, e vêm para o nosso território, bombardear as cabeças e estátuas que são nossas por direito! Isto não pode continuar, têm de voltar para a terra delas!". Algumas pombas brancas, que tentaram impedir a manifestação em apoio às gaivotas, foram vítimas de algumas bicadas, mas não se justificou a intervenção do Corpo de Rapina, da Guarda dos Milhafres.

e viva la españa!

Lembro-me de quando era pequeno e o meu avô trazia a mala da carrinha cheia de coisas de Espanha: latas de conserva de pessego e ananás, chocolates enormes da nestlé... Nessa altura compensava ir a Espanha comprar, era muito mais barato. Agora também! Tá Mal! Agora o meu avô é muito velhinho para ir a Espanha... Mas eu queria chocolates!!! buááááá!

ps: é a segunda vez que falo em Espanha como alternativa a Portugal. Isto está a ficar sério...

domingo, junho 19, 2005

A maior invenção de todos os tempos

Toda a gente que estaciona num lugar para pessoas com limitações - passo a expressão, "deficientes" - tem limitações.
Toda a gente que estaciona num lugar para pessoas com limitações, tem limitações.
Toda a gente, sem excepção.

quinta-feira, junho 16, 2005

Doenças

Há doenças que me preocupam: SIDA, cancro, micoses em geral; e particularmente as que afectam exclusivamente os homens como a gonorreia ou a síndorme pré-menstrual. Todas são graves, mas a que realmente me assusta mais, como homem, é a doença de Parkinson. É que um gajo deixa de poder meter a mão nos bolsos da calças ...

Ainda os genéricos

Confesso que prefiro os medicamentos de marca. Dão mais confiança. E de mais a mais, dá sempre outro estilo, dizer "tomei um Agiolax" do que "acabei de tomar um Borrex". Se é para cagar, ao menos que seja com classe!

Doce alívio

Pois é, a maioria dos médicos e farmacêuticos em Portugal, contra a lei vigente, prescreve medicamentos de marca em vez dos genéricos. Descobriu-se que ao contrário do que acontece com os genéricos, os medicamentos de marca têm efeitos secundários bastante curiosos: sempre que são receitados em grandes quantidades, viagens, jogos de pneus e outro tipo de alvíssaras, são 'diagnosticados' aos médicos e farmacêuticos. Uma pandemia!

terça-feira, junho 14, 2005

Não tens vergonha, Zita?

Por mais que tente, é-me impossível compreender porque razão assunto relacionado com comunismo em Portugal, tem sempre de ter o comentário de Zita Seabra. Provavelmente, é vista como uma exploradora, que viveu na selva entre os selvagens, e é a única autoridade capaz de os compreender minimamente. Ou então, deve-se pura e simplesmente ao facto, de ter virado as costas ao seu passado de "pecadora", e se ter passado para o lado dos "bons". Admiro porém os seus comentários, a forma como dá palpites sobre a relação de Álvaro Cunhal com o comunismo, ela, que o trocou por um tacho no ministério da Cultura. Não deixa de ser irónico, ver uma troca-tintas que se vendeu aos burgueses, destilar veneno sobre alguém que em toda a sua vida, nunca se desviou do caminho que traçou.
Juntamente com o Alberto João Jardim, eis outro exemplo de demasiada importância dada a quem não a tem.

domingo, junho 12, 2005

Chickens Suit

Há coisas que não entendo. E outras que nunca entenderei. Uma delas é por que razão as pessoas se vestem de forma diferente para atender a um casamento, neste caso em particular, as mulheres.
É uma verdadeira exposição de aves raras.
O momento de que mais gosto, confesso, é quando as vejo aterrar com as suas toilettes: os vestidos esvoaçantes (o que já não se pode dizer do cabelo, que pinga de tanta laca), as écharpes, as mules, as pochettes... e a façanha de qualquer engenheiro, os stilettos de 12cm de altura.
A recusa de muitas lojas em aceitar devoluções de vestidos ou carteiras de cerimónia tem fundamento: muitas destas aves raras não repetem a toilette porque compram aquilo que irão devolver após servir o seu propósito.
Uma solução mais em conta será aderir à nova colecção da Chickens Suit, da qual vos deixo aqui um appetizer...

'Tá gira, não está??

sábado, junho 11, 2005

Garganta Funda

Mais um ano, mais um festival para os incendiários. Desta vez até se iniciou a época mais cedo, prometeram novas e mais medidas de prevenção, mais ... meios?! Pois é! Os simpáticos proprietários dos helicópteros, aproveitaram a situação para inflacionar o preço dos seus serviços em apenas 93%, comparativamente aos preços do ano anterior. Chico-espertimo? Não. Chico-espertimo, é aumentar em 93% os preços que se cobra para apagar um fogo e - aqui entre nós que ninguém nos ouve - ser o responsável por atear o incêndio.

domingo, junho 05, 2005

Futebol

Nunca falei aqui de futebol, nem vou começar agora. Mas não posso deixar de falar, de alguns fenómenos curiosos que lhe estiveram associados nos últimos tempos:

- a revista Visão, publicou um suplemento especial sobre a vitória de determinado clube no campeonato nacional de futebol. Tendo em conta as centenas de milhares de fotografias que documentam os festejos dessa vitória, acho de extremo mau gosto e da mais chocante falta de profissionalismo e imparcialidade, terem escolhido para integrar esse suplemento, uma fotografia onde surge em grande plano um cachecol onde se pode ler "o Porto é merda". Deve-se ter estragado o rolo, e não tinham outra ...

- durante os mesmos festejos, um popularíssimo jogador dessa equipa, amiúde presente nas revistas da alta sociedade, foi filmado pelas câmaras de televisão cantando "oh Pinto da Costa, vaí pró caralho!", juntamente com os adeptos. Felizmente, só um canal de televisão por cabo, teve a lata de transmitir tais imagens. Poupou-se assim a opinião pública a tais demonstrações, e o jogador (e restantes companheiros) ao necessário pedido de desculpas.

- termino com palavras de António Lobo Antunes, conhecido escritor:
"Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica? (...) Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?"

Alberto João Jardim - Episódio XXIV ...

Caro Alberto João:

- primeiro, quero manifestar a minha solidariedade para contigo. Afirmaste recentemente, que para além do teu ordenado, necessitas dessa propalada reforma de 4000 euros para poderes "comer e vestires-te". Com isso em mente, posso apenas imaginar como te sentiste quando há uns anos atrás, foste capa do "Tal & Qual", envergando apenas umas cuecas. Compreendo a tua angústia, e tivesse eu conhecimento da verdade, ter-te ia emprestado umas das minhas, com o padrão da bandeira de Cuba.
- em segundo lugar, lamento dizer-to mas nem que a tua reforma fosse de 40000 euros, e os gastasses todos em roupa, isso não te ajudaria em nada: com a cara que tens, não há Hugo Boss ou Armani que te salvem.
- em terceiro, se o ordenado que tens não chega para comeres, aconselho-te a deixares de enfardar o faisão com castanhas, a lagosta suada e o Barca Velha todos os dias, e contenta-te com umas sandes de fiambre e uma Super Bock, como o resto da malta, que isso não mata e sempre dá uns gases valentes, com que te podes entreter no sossego do teu lar lá na Camacha ou no Machico, vez de andares a fazer figurinhas tristes na televisão. Ando tão farto de te ouvir, que às vezes dou comigo a considerar a hipótese de mudar para a TVI.

quinta-feira, junho 02, 2005

No limiar da paciência

Tenho a dizer, num estado de inconformismo já habitual, que as chain letters "se não mandas a 50 amigos no espaço de uma hora sofrerás os piores males da humanidade" deviam ser penalizadas com coimas e/ou cadeia!

segunda-feira, maio 30, 2005

E agora, algo completamente piroso ...

"Os amigos valem mais que a família, porque podemos escolhê-los, à família não."

Podem adicionar esta a outras pérolas que enchem as caixas de email como: "a amizade é o amor sem asas", "a amizade é como a saúde: nunca nos damos conta de seu verdadeiro valor até que a perdemos", "uma grande amizade só não resiste à traição e aos efeitos de uma grande feijoada", "os amigos são como os interruptores: uma vezes estão para cima, outras para baixo", ou "alguns amigos são como os bidés: só as mulheres lhes encontram utilidade".

domingo, maio 29, 2005

Detesto isto!

Detesto quando me lembro algo e não sei de onde. Quem foi o iluminado que escreveu, e onde é que eu li "nenhuma criança morre cedo, e Matusalém morreu jovem"? Será Alzheimer? Será do Xanax? ... o que é o Xanax?

sexta-feira, maio 27, 2005

prá frente Portugal!

Ah caragu! Agora que o Benfica ganhou o campeonato, é ver Portugal andar prá frente! É que faltava ânimo ao pôvo! Qualquer coisa que nos libertasse do stress diário, do constante apertar de cinto, sei lá! Já consigo imaginar os funcionários públicos, na repartição de finanças, na segurança social, nos tribunais, nas câmaras, a pendurar o novo calendário com a fotografia da equipa vencedora do campeonato nacional! Até no talho da esquina, onde o dono tem um orgulhoso azulejo a dizer "todo o benfiquista é bom pai de família", a carne sai mais vermelha!
Sim! Agora é que vai ser!

Ou ia ser! É que os impostos vão aumentar. Sim, sim, o gajo prometeu, o gajo disse que não, blá, blá, blá. E a culpa é do anterior governo, ya, ya, ya. O português está condenado a olhar prá guloseima mas nunca lhe saber o sabor. Aparece alento, desaparece ao vento.

Alguem sabe qual é o ordenado mínimo espanhol? E eles não têm imposto automóvel, pois não? hmmmm

quarta-feira, maio 25, 2005

DECO faz 1 piercing e 1 tatoo...

Pelos vistos os "profissionais do pírcingue e tatuagens" andam a prestar um mau serviço.
A DECO espalhou uns tantos colaboradores anónimos pelo país, fazendo passar-se por clientes que procuravam esclarecimento quanto aos riscos associados às ditas prácticas. Obviamente o resultado foi insatisfatório.
Soube-se de fonte não oficial que, ainda assim, alguns destes colaboradores ostentam agora piercings na língua, sobrancelhas e orelhas, bem como tatuagens "contra a globalização".

Rotundas

Ultimamente, tenho reparado no número absurdo de rotundas que se constroem em Portugal. É sintomático, é um retrato do país: nunca se corta a direito, sempre se arranja modo de "dar a volta".

sexta-feira, maio 13, 2005

ilunga, o caralh#!

Eis um post com um ano de atraso. (Atenção este post contém caralhadas. Desaconselha-se a sua leitura por mentes mais sensíveis.)

Há cerca um ano, uma empresa britânica, juntou 1000 linguístas para que elaborassem uma lista das palavras mais difíceis de traduzir, de todas as línguas/idiomas do mundo. Naturalmente, a customeira "saudade", lá estava entre os 10 primeiros.
A palavra que ficou colocada no primeiro lugar é ilunga, do idioma Tshiluba usado no Congo, e que significa aproximadamente "uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez". Aproximadamente.

Ora isto tá (muito) mal! Este estudo é uma farsa. Óbviamente, que o trabalho de recolha das palavras foi mal conduzido, por existe uma palavra em português, que nem sequer fez parte da votação, e que caso fizesse, a lideraria indubitávelmente. Como se pode facilmente adivinhar, essa palavra é "fodasse", que tanto quanto sei siginifica "put# que pariu! não acredito que uma merd# destas me foi acontecer logo a mim! caralh# apetecia-me pegar num pau e partir esta merd# toda!".

Aproximadamente, note-se.

O mais interessante, é que esta é uma palavra polimórfica, que para além desta base, ainda pode incluir outros significados como "se eu apanho o cabrão rebento-o à pancada", "ando eu a pagar impostos para aqueles cabrões do caralh# andarem de limousine com chauffer", "vai roubar o caralh#, seu monte de merda pálida" e por aí fora.
Portanto, quer-me parecer que esta palavra única, foi injustiçada, dado que não existe outra palavra no mundo que se lhe assemelhe.
Srs. linguístas vamos lá a rever esta situação, ante que alguém se chateie ...

sexta-feira, abril 29, 2005

Passa arábica

Pelo menos retiramos uma lição do que aconteceu com o realizador português Ivo Ferreira:
quando estivermos nos Emirados Árabes Unidos a pensar dar uma passa num cacete, metemo-nos no avião e vamos fumá-lo a Portugal.

terça-feira, abril 26, 2005

Palmadinhas nas costas

A investigação conduzida por militares americanos, que ilibou outros militares americanos da responsabilidade pelo homicídio do agente italiano Nicola Calipari, despoletou uma grande satisfação em algumas partes do Mundo.
Os advogados de Saddam Hussein, Slobodan Milosevic e Valentim Loureiro, já apresentaram recursos para que estes sejam julgados pela estrutura militar dos EUA.

quinta-feira, abril 21, 2005

Abort(o) mission

A 20-04-05 lê-se no JN: "O PS alarga o prazo para a realização do aborto em caso de perigo grave para a saúde física ou psíquica da mulher, das 12 para as 16 semanas, e impõe que, nestes casos, sejam consideradas "razões de natureza económica ou social", actualmente não referidas na legislação."
A small step for women, a big step for womenkind.

Papanóia!

Por mais que se tente, tem sido extremamente difícil passar ao lado de toda esta 'papanóia', que tomou conta de jornais, televisões e WWW. Ora, "se não podes vencê-los, fá-los acreditar que te juntaste a eles".
Primeiramente, devo alertar para existência, no passado, da figura do Antipapa, que ao contrário do Papa, não é eleito, mas toma ou usurpa a posição de sumo-pontífice. Ora, o ex-cardeal Rezinga, a ser alguma coisa, seria Antipapa.
Para além disso, não percebo o porquê de chamarem 'Bento' ao novo Papa, quando em todo o Mundo, é conhecido como 'Benedito'. Até os brasileiros, que nos deram preciosidades como Clodomiro, Madeinusa e Valdicleidson, se conseguiram conter. Afinal se a tradução de 'Benedictus' é 'Bento', como será 'Benedito' em latim? 'Benedizitus'?
De mais a mais, se havia nome que não precisava de ser mascarado, era este. Seja como for, aqui ficam alguns nomes de papas que considero ... 'curiosos':
- Papa Agapito I
- Papa Agapito II (sem comentários ...)
- Papa Adeodato
- Papa Pelágio
- Papa Calisto
- Papa Aniceto
- Papa Leão
- Papa Anastácio
- Papa Melquíades
- Papa Dâmaso
- Papa Telésforo
- Papa Símaco
- Papa Gelásio
- Papa Higino
- Papa Romano (ou 'Papa Papa')
- Papa Zósimo
- Papa Anacleto
- Papa Cornélio
- Papa Hormisda (inacreditável)
- Papa Dono (?!?!)
- Papa Agatão (?!?!)
- Papa Conón
- Papa Zacarias
- Papa Sisíno
- Papa Lando
- Papa Eutiquiano
- Papa (pausa) Sisto

E claro o mais famoso de todos os papas, cujo nome é conhecido por praticantes de todas as religiões ...
Não, não é o João Paulo II, é o Papa Nicolau ...

terça-feira, abril 19, 2005

Coisas que TÁ MAL fazer - 4

Coisas que TÁ MAL fazer: ir ver o mais recente Razzie do ano (tem o meu voto!!), "Hide and Seek", i.e., "O Amigo Oculto" com o Mr. Should be Retired Robert de Niro. O homem deve estar a precisar de dinheiro... depois de "Compadres do Pior", afundou-se literalmente no "pântano dos filmes de série quase B só não totalmente B porque o orçamento é gordo".
É caso pra dizer: don´t come out, please DON'T come out, wherever you are...

Mais Papices

Sendo o Papa eleito, não se percebe o porquê de não haver uma campanha eleitoral. Seria interessante, e democrático, ver os candidatos distribuir porta-chaves com crucifixos, écharpes cerimoniais ou pacotes de hóstia, tentando conquistar votos. E até mesmo debates televisivos, com os concorrentes discutindo sobre o tamanho da fé de cada um ...?

Papices

À entrada para o Conclave, que elegerá novo Papa, muitos cardeais confessaram sentir-se cansados mesmo antes do início da reunião. Daí que após a primeira missa, foram ministradas massagens e banhos turcos.

Relativamente ao novo Papa, independentemente de quem venha a ser eleito, foi já garantido que escândalos relacionados com abusos sexuais como os que se verificaram nos EUA (Boston), e em Portugal (Casa Pia e Casa do Gaiato), não se voltarão a repetir, porque todos casos futuros serão silenciados de forma mais eficiente.

Sentimentalismos

Este último post, foi uma cousa algo dramática: "Lamentarei para o resto da minha vida ...". Até parece que votei no CDS, ou entrei num seminário.

segunda-feira, abril 18, 2005

Coisas que 'tá mal' fazer e não fazer - 3

Tá má, tá mál e tá mal, não ver 'Million Dollar Baby'. Lamentarei para o resto da minha vida, que me tenham contado a história antes de o ter visto.

quinta-feira, abril 07, 2005

Vidas diferentes

Quando penso em João Paulo II, só vem à cabeça aquela genialidade do Neil Young: "It's better to burn out than to fade away".

Partida discreta

Sinceramente, como nunca tinha 'assistido' - apreciei a "maratona fúnebre", à laia de noite eleitoral, a ver que anunciava primeiro a morte do homem - à morte de um Papa, confesso que fiquei algo decepcionado. Afinal, era o representante de Deus na Terra, e nem um raio de luz cegante, um arbusto ardente ou um coro gregoriano ...

terça-feira, abril 05, 2005

Policarpo não!

Não sou católica mas a figura de Karol Wojtyla mereceu sempre a minha simpatia. Agora é torcer para que o nosso cardeal lisboeta, D.José Policarpo, não seja o escolhido no conclave. Depois da resposta dele aos jornalistas "vocês têm a mania de perguntar isso... mas têm de compreender que na igreja existem coisas imutáveis" à pergunta "que legado deixa o Papa João Paulo II ao mundo e ao próximo Papa?", confirmou-se o obscurantismo por que se rege.

domingo, abril 03, 2005

Bué de radical!

A todos os que buscam adrenalina no surf, no bungee-jumping, no BTT e no bilhar às três tabelas, eu digo: "desenganem-se". O que está a dar, é entrar num hospital sem saber se voltam a sair. Isso sim, é adrenalina.

Não é tão mau como parece

Adoro quando uma mulher bonita me descalça, e pergunta se preciso de alguma coisa. Tenho de ir ao hospital mais vezes ...

sexta-feira, abril 01, 2005

Bull & Bear

Se dúvidas havia de que George Bush, é um escroque da pior espécie, ficaram dissipadas neste episódio 'Terri Schiavo', e essa é a única ilação que se retira de toda esta estória. O sr. Bush demonstrou claramente que o valor da vida, poderia muito bem ser mais um título a transaccionar em Wall Street: umas vezes vale muito, outras vale nada, conforme o interesse dos especuladores. E neste momento o valor da vida está em alta, mesmo que seja a vida de apenas (um corpo e não de) uma pessoa, do mesmo modo que, há poucos anos atrás, o mesmo sr. Bush, avaliou a vida de milhares de iraquianos e americanos por baixo, pois assim o ditavam as regras do mercado. E neste momento, as regras do mercado, ditam que este homem, 'um defensor da vida', fique sensibilizado com o desaparecimento de Terri Schiavo, como nunca ficou antes com todas as pessoas que condenou à morte na cadeira eléctrica ou nas ruas do Iraque. Eu, não me compromento ao tomar partidos, mas como alguns pais de soldados a cujo fim das vidas, ele não deu tanta importância, não me importava nada que também ele desaparecesse.

terça-feira, março 29, 2005

Levanta-te e Ri

Se todos os agentes e soldados das forças policiais, são tão competentes como os que estiveram presentes hoje, no protesto da Quercus e da Greenpeace frente à Vicaima, admira-me como só morreram seis em serviço, nos últimos anos. E mais: se querem melhores condições de trabalho, para melhor beijar o cú dessa escória burguesa, por mim, podem ir à merda.

A minha homenagem à GNR.


http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1219376&idCanal=96
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1219337&idCanal=62

sábado, março 26, 2005

Mais do mesmo

Não leio a maria nem a revista da fruta ou qualquer outra dessas revistas para homens que proliferaram no mercado nestes últimos anos. Leio a Elle, o que também não abona a favor dos movimentos feministas.
E os homens ainda dominam o mundo porque o fazem pela força e porque destruir sempre foi mais fácil do que criar.

segunda-feira, março 21, 2005

Ainda o anúncio da "revista da fruta" - II

Que tema rico! É curioso uma mulher fazer comentários, sobre a "revista da fruta", quando a maioria dos leitores deste tipo de revista são mulheres - os homens lêem a "Maria"; qualquer artigo do género "fiz sexo com a minha almofada, será que estou grávida?", bate qualquer revista masculina, por muitas mulheres semi-nuas que esta apresente.
Para além disso, se os homens são assim tão básicos, que até se entretêm com qualquer aglomerado de imagens de mulheres semi-nuas, porque é que ainda dominamos o Mundo?

Ainda o anúncio da "revista da fruta"

Pessoalmente, como homem, sinto-me quase insultado pela má imagem que esse anúncio e essa revista dão dos Homens - eu nunca cuspo os caroços.

Coitadinhos dos juízes

"José Sócrates anunciou (...) que o Governo vai propor que as férias judiciais de Verão sejam reduzidas de dois meses para um mês."

Coitados do funcionários judiciais! Trabalham tanto e tão bem, e ainda lhes querem tirar um mês inteirinho (dos 3 que já têm) de férias! Não é justo!

Fruta??

Apareceu no mercado uma revista de homens para homens, cujo slogan é qualquer coisa como "para homens que gostam de fruta". As sugestivas imagens a acompanhar são: uma mulher semi-nua sentada em cima de uma banana, uma mulher semi-nua a cavalo numa cereja, uma mulher semi-nua sentada numa laranja... O anúncio televisivo é também ele muito sugestivo: um homem come uma cereja e cospe o caroço que cai singelo entre os seios da mesma moçoila dos outdoors. Ela "não tem mai nada" e retribui o gesto. Onde o caroço vai parar, não sabemos. Mas afinal, não é a fruta que interessa aqui.
No mesmo sentido metafórico da coisa, só tenho a dizer que basta uma peça de fruta podre no cesto...

quarta-feira, março 16, 2005

Menino da Lágrima

Quem não conhece o famigerado quadro "Menino da Lágrima", vendido em mostras de pintura nas ruas, não quadro a óleo mas estampas envernizadas e emolduradas, tão ao gosto português? Mas conhecerão o mistério das sórdidas mensagens subliminares contidas no quadro e em outros do mesmo autor? Corre o boato "aí pela galera" que os quadros de crianças a chorar revelam, após uma não tão minuciosa análise, pormenores escondidos... mãos que lhes apertam os pescoços, sangue que escorre nos tecidos... enfim. O facto é que ninguém fica indiferente à descoberta e recorda-se instantaneamente do quadro que a tia Berta tinha na sala de estar que causava calafrios.Para mais calafrios, carregar aqui.

sexta-feira, março 04, 2005

Pílulas

Em média, uma em cada três adolescentes portuguesas, já usou a "pílula do dia seguinte". Eis as razões apresentadas por estas, quando inquiridas sobre as razões para tal comportamento:
- "porque me davam na tromba se não o fizesse": 29%
- "porque o nammorado disse que as faria ficar mais bonitas": 21%
- "porque ... sei lá ... queria experimentar e as minhas amigas já me tinham dito que era bués de giro": 8%
- "porque combate o acne, a flatulência, a seborreia, gonorreia e outras maleitas acabadas em 'eira'": 8%
- "porque a Britney Spears também toma": 2%

- não sabiam responder: 30%
- não quiseram responder: 2%


Em reacção a este estudo, o saudoso ex-Ministro da Defesa, pronunciou-se sobre esta assunto de saúde pública, afirmando que se ainda fosse líder do Governo, ordenaria que todas as farmácias do país que comercializassem esta pílula, fossem postas sob cerco de chaimites do exército, "no interesse da preservação da raça Lusa".

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Amor à primeira vista

Eu não acredito em "amor à primeira vista" - é inconsciente, é irresponsável quase infantil. O "amor" entre duas pessoas, tem como base indispensável, o conhecimento mútuo de ambos. No entanto, existem casais que ao fim de X anos de namoro/noivado + Y anos de casamento, se separam, sendo que a soma de X + Y, por vezes é superior a uma década. Passado todo esse tempo, chegam à conclusão que "já não dá". Pergunto, 'tá mál' o "amor à primeira vista", será assim tão frívolo como parece, "à primeira vista"? Não, porque mesmo que não dure, ou não resulte, não tem sobre si o peso de X + Y. É livre, é irresponsável e se falhar, tem sempre para tal uma razão mais válida do que ... "já não dá".

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Dr. Estranhoamor ou: como eu aprendi a não me preocupar com o trânsito e passei a amar o Metro

7 razões para usar o Metro (do Porto):
1 - não há paragens imprevistas, causadas por indivíduos ou indivíduas que esquecem de onde devem sair e deixam passar a sua paragem, ou só se preparam para sair depois de o veículo parar
2 - não há ninguém a apresentar notas de 50 euros para pagar um bilhete de 80 cêntimos
3 - não há razão para atrasar a partida para esperar por alguém que chega atrasado(a) à paragem, porque a espera entre a chegada de veículos é curta
4 - não há automóveis estacionados em cima da linha, ou em 2ª, 3ª ou 4ª fila
5 - não há travagens bruscas
6 - é acessível a pessoas com mobilidade reduzida
7 - é ecológico

sábado, fevereiro 19, 2005

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Teorias de Fátima

A minha teoria sobre o milagre de Fátima - correndo o risco de ser acusada de ateísmo, o que não me incomoda nada - consiste em sopas de burro cansado e encandeamento.
Passo a explicar: os três miúdos sairam de casa satisfeitos depois de umas belas sopas de vinho (o pequeno almoço usual nesses tempos) e, a meio do caminho, o único obstáculo entre eles e o sol era uma árvore. Ora, ligeiramente ébrios e com o sol a bater-lhes de frente, daí a uma alucinação foi um instante...
Sabe-se que ainda existem pais, por essas aldeias fora, que dão sopas de vinho aos filhos, pois chegam ligeiramente alcoolizados às escolas. Não tarda nada, um desses prodígios vai revelar o quarto segredo de Fátima...

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Árvores

Não percebo o porquê de tanto frenesim à volta da irmã Lúcia, só porque viu uma árvore que brilhava e falava. Todos os natais, tenho lá em casa uma árvore que não só brilha, como em vez de falar dá música, e ninguém me liga nenhum ...

sábado, fevereiro 12, 2005

Viva a Coltura!

Uma grande tragédia cultural está eminente! Séculos de tradição estão prestes a cair no esquecimento! Uma das grandes instituições portuguesas, a unhaca!, poderá em breve deixar de fazer parte do nosso dia-a-dia, do nosso imaginário! Quem não tem recordações de velhinhos adoráveis, dando uso a esse versátil utensílio, fazendo jus à nossa fama de intrépidos exploradores, escarafunchando com curiosidade vários orifícios corporais? Alisando um cabelo rebelde, que a gordura natural do couro cabeludo não domou? Soltando uma lasca de bacalhau que teimosamente se atravancou entre dois dentes? Que futuro terão os portugueses de amanhã, sem viverem estas belas manifestações do Ser Português? Deixemo-nos de vãs modernices, deixemos crescer as nossas unhacas! Não reneguemos um dos pilares da nossa cultura! Demonstremos o que temos de melhor! O canivete suiço é famoso em todo o Mundo, e não tem nem metade das utilidades da Unhaca Portuguesa!

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Freeport

Hum... que estranho o silêncio dos rouxinois Santana e Portas no caso do Freeport de Alcochete... hum...

Uma outra Lisboa...

Há dias recebi um mail que criticava o conhecimento rudimentar, como o ar rarefeito no topo de uma montanha, que os outros países têm de Portugal. O artigo em questão entitulava-se "Lisboa em ascensão turística", saiu numa revista que circula por toda a América do Sul, a Turismos & Negócios e rezava o seguinte:
"A capital de Portugal, Lisboa, é a porta de entrada para a Europa. A cidade está em ascensão turística. O idioma oficial é o português, mas fala-se fluentemente o espanhol. É uma civilização marcada por diferentes costumes, de origem europeia e africana. Sua arquitectura é essencialmente gótica. Banhada pelo oceano pacífico e tendo como principal o rio Tejo, Lisboa tem entre os seus vultos históricos nomes importantes da história do Brasil, haja vista que já fomos colónia portuguesa. D.Pedro I e II, D.João VI e D.Maria Leopoldina, entre outras, figuram em nomes de ruas, museus e demais patrimónios públicos. Lisboa é uma cidade plana, de velhos mas bem conservados casarios, clima tropical húmido, temperatura variável, fria no Inverno e quente no Verão. Graças ao estreito de Gilbraltar, Portugal liga-se também ao oceano Atlântico. O curioso é que quase 2/3 da capital portuguesa desapareceram após a II Guerra Mundial, mas o 1º Ministro de então, Marquês de Pombal, providenciou a recuperação das ruínas, com orientação de excelentes arquitectos, preservando a originalidade das construções. (...)". Esqueceram-se de acrescentar "...góticas".
Abstenho-me de comentários. Mas... será uma outra Lisboa?

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Windows! Tá MUITO Mal!

Eu uso GNU/Linux. É um sistema operativo completamente livre, grátis, seguro e sem paneleirices, desculpem o francês. Para quem não sabe, o Windows é outro sistema operativo que é usado pela maioria das pessoas. Mas não é o único, tal como não existe uma só marca de carros. Porque é que TáMal? Darei um exemplo:
Ainda há 3 dias tive de reinstalar tudinho no PC da minha sister porque o windows dela estava completamente marado! Entre outros problemas, a imagem do desktop dava em 'parte e meia' do ecrã... impossível de descrever. O PC estava lento e com comportamentos estranhos. Estranhos, mas já normais porque a malta vai-se habituando a isto... Ora, depois de tudo instalado de fresco, o PC parecia novo! IMPEC!
Durou 2 dias. Apanhou vírus, sei lá, só sei que a internet não funciona mais. E modéstia à parte, eu ainda percebo alguma coisa de computadores, por isso, não era um problema do tipo 'cabo desligado'. Não, meus caros.
A própria existência de vírus em PCs é paradoxal! Os humanos apanham um vírus e ficam doentes porque o corpo humano não conhece esse vírus. Para algumas doenças, o corpo 'aprende' e torna-se imune. Para outras, como a sida, é impossível. Seria possível se conseguíssemos alterar o dna da malta (desculpem as incorrecções porque não sei seria possível 'curar' a sida com alterações ao dna, mas serve para este exemplo). Em computadores é parecido: na verdade, não são os PCs que apanham vírus, mas sim os sistemas operativos. Com uma diferença: nos computadores é possível 'alterar o dna' do sistema operativo a qualquer altura. Ora, hoje em dia, um requisito obrigatório nos sistemas operativos é serem seguros. E que segurança é esta que inutiliza um computador com 2 dias de vida? Se os vírus informáticos são pequenos programas que se aproveitam de falhas do sistema operativo, porque que é que tem de ser outra empresa a criar um programa de anti-virús? Porque é que a empresa que faz o sistema operativo não corrige essas falhas no sistema? Querem saber? Dinheiro. O sistema operativo tem falhas, facto. Corrigem-se? Não. Criam-se programas de anti-vírus para vender à malta e proteger os seus sistemas operativos das suas falhas. Puro capitalismo: criar a doença e cobrar a cura. Com tudo isto, não é suficiente comprar o windows, nada disso. É preciso firewall, anti-vírus, spyware e muita, muita sorte. Ah! Na última versão do windows XP já existe uma firewall e spyware. Porquê só na última? E mais uma vez, porque não corrigir as falhas em vez de criar programas para remendar as falhas?
Para mim chega. Uso GNU/Linux. O meu PC fica ligado semanas a fio e tenho zero firewalls, zero anti-vírus, zero spyware. Zero vírus, zero problemas deste género. Este sistema operativo cresce à custa de pessoas que se dedicaram a criar uma alternativa ao windows. É um sistema grátis e aberto onde qualquer um pode contribuir e toda a gente pode saber como é feito. Existem falhas, claro. Mas em vez de se criar um vírus, corrigem-se as falhas. Em vez de cobrar por mais um software de tapa buracos, corrige-se o dna. Não é irreal nem ilegal. Quanto software ilegal tens no teu PC? Linux é completamente legal, livre e grátis. Há até quem pense que quem vende os anti-vírus cria vírus para que a máquina não pare. Não existem vírus que eu conheça para Linux.
Não quero vender nada, até porque é grátis, por isso usem o sistema operativo que quiserem. Queria que todo este testamento servisse apenas para que pensassem em quantas vezes o vosso PC deu problemas, quantas vezes atiraram o rato à parede, quantos vírus e dores de cabeça tiveram, quantas coisas esquisitas que já nem ligam sequer aconteceram... quanto dinheiro teriam de gastar para pagar todo o software ilegal que têem instalado; e também para saberem que existem alternativas como Machintosh ou GNU/Linux, por exemplo. Não tenham problemas em não dar dinheiro ao Bill Gates, ele não é pobrezinho..

Aqui ficam alguns links para mentes abertas:
http://www.gnu.org/
http://www.linux.org/
http://www.debian.org/http://fedora.redhat.com/

ps: desculpem o comprimento da coisa.
ps2: vejam o team america.
ps3: Bakadakalaka!

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Um bom trabalho

Decidi fazer um pequeno estudo, e cheguei à curiosa conclusão de que em Gondomar, numa distância de aproximadamente 8 kms, existem 8 rotundas, i.e. uma rotunda por kilómetro. À primeira vista, pode parecer um exagero, não só porque as rotundas são pouco democráticas – muitas vezez, as necessidades da minoria sobrepôem-se às da maioria – como na maioria dos casos, as rotundas são pretextos usados para dar emprego ao pessoal que constrói fontes. Puro engano. É aliás uma situação bem simpática: sendo Gondomar o pardieiro que é, deve louvar-se o cuidado que tiveram em oferecer ao mais incauto, todas as possibilidades de dar a volta e sair daquela zona o mais depressa possível.

Foguetes

Milhares de americanos, juntaram-se em Washington para saudar o recém-empossado George W. Bush. Apesar da satisfação geral, surgiram algumas vozes de protesto pela fraca qualidade do espectáculo pirotécnico: “parecem os foguetes no Porto à Rui Rio”, ou “já assisti a melhores explosões no Iraque”, chegou a ouvir-se.

Vira o disco e toca o mesmo

Li, em mais de uma opinião, nas últimas semanas, que neste segundo mandato, o sr. Bush, vai ser mais simpático e irá prestar mais atenção aos problemas que afectam o Mundo. Os autores de tais opiniões, desconheciam por certo que o simpático sr. Bush, iria gastar – ou já gastou - 40 milhões dólares, nas comemorações e cerimónias associadas à tomada de posse. Pergunto eu: se o sr. Bush está mesmo interessado, em apaziguar os seus críticos e em resolver alguns problemas do Mundo, porque não se absteve de gastar 40 milhões de dólares em festas idiotas – o que é que há para festejar afinal? - e não doou esse dinheiro aos países atingidos pelo maremoto na Ásia? Mais, para quê uma cerimónia de tomada de posse? Afinal, sendo ele tão competente, aproveitava esse tempo para continuar o excelente trabalho que desenvolveu nestes últimos quatro anos, e que o povo americano tão bem soube recompensar.

sexta-feira, janeiro 28, 2005

No fio da navalha

Trabalho, definitivamente, na twilight zone.... há um ano que o sei e, cada dia que passa, explica porque razão os dias são tudo, menos monótonos....Há dias soberbos.... dias com as tais pérolas de que falávamos aqui há tempos... dias diferentes e curiosos :) bons, em suma! Mas como tudo tem o seu reverso, quando tá mal, está mesmo mal.... e quando os dias descambam, acontece TUDO... mesmo tudo...

Tem de haver um click que segura parte da minha sanidade desde que acordo de manhã, num ritmo frenético às 7 da manhã até que regresso no final do dia.... desligo depois do beijo aos filhotes de manhã, entro noutra realidade às 9 e, até o dia acabar, nunca saberei como é a hora seguinte...

Quando regresso a casa ( leia-se: onde me sinto em CASA.... ) volto a ligar e desfruto dos pequenos prazeres que acompanham a minha vida... a minha, a que construo, a que nasceu de mim, as vidas que se cruzam com a minha... e consigo digerir melhor aquele dia...olhar para os meus filhos e sentir-me abençoada por nada ( ainda... e espero que nunca ) lhes minar a infância e a alegria espontânea de viver que devia ser obrigatória em cada criança no mundo...

Hoje não consegui activar o click... não deu... foi de tal forma escabrosa e numerosa a informação que recebi que nem consegui sequer ainda desatar este nó na garganta e a sensação de uma forte paulada nas costas, com uma chave-inglesa......

.... os miúdos com quem trabalho, nasceram premiados.... um pack com todo o tipo de miséria.... todos os que se consiga imaginar.... pela partilha de muitas dessas coisas, estabeleci com eles uma relação de forte cumplicidade e de afecto... e sei que haverá dias difíceis e momentos em que não saberei o que pensar ou como agir..... dias em que quase receio o que me possam dizer ou eu possa ver.... mas sei que não vou fugir e vou continuar a vir para casa e sentir que adoro o que faço, sem medo de regressar no dia seguinte...

Mas depois, há dias como este, em que o que oiço das suas bocas - meninos com 3, 4 e 5 anos - me fazem arrepiar a alma.... coisas que me deixam , acima de tudo, devastada por dentro....

Abraço-os, sempre, bem forte..... e deixo cair as lágrimas que sinto em mim, assim, silenciosas, num abraço sem palavras, apenas amor....e venho para casa feeling like shit, boicotando o click que me resguarda e não me faz sentir as emoções à flor da pele....

Sei que a vida continua e que amanhã terei arquivado isto e preparar-me-ei para a próxima semana onde nunca lhes apareço à frente, sem um sorriso :))) mas hoje.... hoje parece que me caiu o mundo na cabeça... e, quando me deitar, vou sentir este aperto no peito e lembrar-me que, para aqueles miúdos, o Natal é apenas quando alguém os quer....

E se eu fosse o Harry Potter punha, por cima daquele bairro onde, a esta mesma hora se devastam e corrompem tantas vidas ( e em quantos mais?... ), um néon gigante em rosa choque:

... "tá mal" apenas.... "tá mal"...

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Telhados de vidro

Tentaram associar-me ao Bloco de Esquerda, como se de um insulto se tratasse. Considerando o que os partidos que governaram nos últimos 30 anos fizeram pelo país, não consigo deixar de me sentir elogiado.

terça-feira, janeiro 25, 2005

Um pouco de nonsense..

"E se alguém perguntar se andas a vender droga na escola:
- É farinha;
- Queres ser padeiro;
- Andas a treinar!"
in Balas e Bolinhos.
O mundo anda muito sério. É urgente estupidificar!

Mulheres vs Mulheres

Estou um pouco farta de vos ouvir falar de igualdade de direitos quando não há união entre nós, mulheres. A vida é dificil quando se tem à perna uma grilheta histórica de submissão, mas convenhamos, toda a nossa história é varrida para debaixo do tapete com as vassouradas que damos umas nas outras. Se não, vejamos: a inveja que sentimos quando passa uma mulher com umas pernas bem delineadas e sem celulite; os comentários desdenhosos quando ela passa com as novas lunettes da Gucci; o olhar de soslaio para as manequins em lingerie nas lojas da Triumph; o cíume doentio da ex-namorada...
Então meninas... se ela tem as pernas bem delineadas e sem celulite ou foi abençoada pela natureza ou faz por isso; se tem as novas lunetes da Gucci ou posa para a Triumph semi-nua, idém aspas; e a ex-namorada é ex, passado, finito, nada de perguntinhas inocentes "como era? ah e tal...", já chateia.
Vamos ser boazinhas e não apenas boazonas. E na altura dos sexismos, analisem se o que pregam é o que praticam. Adios, muchachas.

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Os hipócritas

Andava eu a talhar o ar, quando descubro esta pérola:

«Numa Europa envelhecida, cinzenta e em crise demográfica, o “sorriso das crianças” é um dos melhores argumentos para recusar a liberalização do aborto.» - in http://oacidental.blogspot.com

Não sofresse o Papa da doença de Parkinson, sentir-me-ia tentado a pensar que estas palavras seriam suas. Só mesmo o Papa e uns quantos políticos em Portugal, é que acreditam no “sorriso das crianças”, mas nenhuma das crianças que eles conhecem é vítima de maus tratos, fome ou abusos sexuais. Essas têm muito poucas razões para sorrir.

domingo, janeiro 23, 2005

A MAIS RECENTE ADIÇÃO AO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA

NOVA PALAVRA - A mais recente adição ao Dicionário de Língua Portuguesa

Santanice (do nom. próp. Port. Santana) - Acto ou acção de alguém que acaba sempre por prejudicar outra pessoa e ser também ele próprio prejudicado por esse acto ou acção, sem ter consciência disso; forma de agir inopinada e irresponsável que prejudica toda a gente envolvida
directa ou indirectamente na acção (e inclusivamente os que não estão envolvidos), sem que o autor tenha consciência das consequências da sua acção; estupidez, parvoíce, inexperiência, irresponsabilidade de grande dimensão, efeito negativo de algo dito ou feito por um inconsciente
com poder para que as suas palavras e actos possam ter consequências.
Ex: "Fez-lhe uma santanice", "acabou por se santanizar", "se disse isso vai ser santanizado"

Estou perfeitamente deslumbrada.... sim senhora.... e ao autor desta ideia genial, aqui vai a seguinte mensagem: "Isto só comprova que nem tudo que nos f*#» é erótico!" ( qualquer semelhança com a irritação cutânea provocada pela existência do sr.Bush na Terra é puramente especulativa cof cof cof.... )

quinta-feira, janeiro 20, 2005

"Burn mr.Bush, burn"

Passaram cerca 3 horas desde que vi o "Fahrenheit 9/11", e tendo em conta o que vi e a reeleição do Bush (que toma hoje posse - oxAlá tropece e parta os dentes) , acho que o Michael Moore, só pecou por demasiado brando. Devia ter mostrado mais e mais fotografias de mortos, mais imagens de mortos e feridos, e ainda assim seria pouco - "Se queremos que as pessoas oiçam, não basta tocar-lhes ao de leve no ombro - é preciso dar-lhes com uma marreta e então teremos toda a sua atenção". Ainda assim, haveria sempre de aparecer um(a) ignorante frente à câmara e dizer "isto é tudo uma encenação" - isso sim, é chocante, é revoltante e provoca náusea.

terça-feira, janeiro 18, 2005

Coisas que 'tá mal' fazer e não fazer - 2

O segundo ponto na minha Lista, não é uma obra musical, mas apenas descreve outro tipo de beleza e “arte”. Tal como o primeiro ponto da Lista, é também vítima de preconceito, mas a verdade é que “um livro não se julga pela capa” e nem todos os bons livros têm necessáriamente de ser romances.

O conhecimento que este livro, e outros semelhantes, transmite, parece-me ser de todos o mais primordial, e paradoxalmente o mais descurado. Aquilo que eu acho que ‘tá mal’ não querer saber, é que “o nitrogénio do nosso ADN, o cálcio dos nossos dentes, o ferro do nosso sangue (...) foram feitos no interior de estrelas” - segundo “Cosmos” de Carl Sagan, o segundo ponto da Lista – ou que um pedaço de carvão, um diamante ou um corpo humano, são basicamente constituídos pela mesma matéria. 'Tá mal' não querer saber de onde viemos, ou como aqui chegamos.

Goethe disse: “quem não sabe prestar contas de um milénio, permanece nas trevas ignorante e vive o dia que passa”. Acho que apenas um milénio, é demasiado redutor, é pouquíssimo tempo.

Onde anda a Barbaruxa?

O que está berdadeiramente mal, é a criadora do blog não escrever à tótil!
Bolta, caragu! Tás aperdoada!

sábado, janeiro 15, 2005

Ellen Macarthur

Há um ser humano que está há 48 dias no mar, a tentar bater um recorde tentado por apenas outras 5 pessoas: dar a volta ao mundo num barco à vela, sem parar. Parece fácil? Só uma pessoa o conseguiu. É que o cume do Everest já deve ter Pizza Hut e McDonalds à quantidade de pessoas que lá foi. Lua? Mais de 10 pessoas já lá estiveram! Mas dar a volta ao globo sozinho, sem parar pra esticar as pernas, é dose!!
Ah! E é uma mulher! Tá Mal!
Não é machismo, é mesmo inveja.

Coisas que 'tá mal" fazer e não fazer

Na linha daquele ideal "escrever um livro, plantar uma árvore, e 'deixar descendência'" - não necessáriamente nesta ordem - decidi-me a iniciar aqui uma (espero extensa) listas de cousas, que recomendo que façam, ou não - como queiram. Cada pessoa deve fazer o que achar melhor, mas desgostam-me aqueles ou aquelas que, por exemplo, se coíbem de ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven - o primeiro ponto na minha lista - porque a música clássica "é chata". "Não neguem à partida uma ciência que desconhecem", 'tá bem!?

terça-feira, janeiro 11, 2005

Amigo do meu amigo...

Hoje, assisti, involuntariamente, a uma daquelas conversas em que, por mais português que aquilo seja, os intervenientes parecem falar outra linguagem. Não consigo, por mais que me esforce - está certo que nem sempre me esforço assim tanto.... - entendê-los, seguir aqueles raciocínios desviantes e um pouco dúbios e perceber como raio se julga ( só o facto disso acontecer é terrivelmente presunçoso.. ) alguém pelos amigos que acompanha.... ou pelo menos, parte deles....como é que o carácter de um perfeito desconhcedio é avaliado pelos padrões de comportamento de outro alguém? É assombroso.... dei por mim com muita vontade de intervir, mas quis o bom senso que eu me lembrasse onde e com quem estava....constatei que, na melhor das hipóteses, a reacção mais entusiasta ao que eu poderia contrapôr seria ver-me regressar a casa com uma grande baliza na boca ou uma lobotomia a sangue-frio ( resultado directo de me estar a meter num assunto, sem que ninguém me perguntasse nada, com pessoas realmente de outro planeta.... um menos amistoso e com a cútis mais frágil... )..... mas digo-vos, meus caros... tá mal.... tá mesmo mal.... já que lhes é permitida a alarvidade de existirem e de dizerem bacoradas que não têm fim, em voz bem alta, não vá na Grécia não os ouvirem, eu devia pelo menos ter podido sussurrar: " Oh meu caro senhor, balha-me Deus.... até Judas tinha amigos irrepreensíveis.... "

Oh que pena, já acabou ...!

Talvez por não ser um assíduo espectador da “Quinta das Celebridades”, nunca tive oportunidade de esclarecer um pequeno mistério: a Júlia Pinheiro falava COM burros, ou falava PARA burros?

Consultório sentimental

E agora um conselho de base sexista do consultório sentimental, em jeito de conclusão após este último Natal ...
“Homens!, exceptuando às amigas, ‘tá mal’ dar presentes às vossas esposas, namoradas ou mulheres – nunca se sabe se o interesse delas se resume aos presentes ...”

E agora um pouco de mau gosto ...

A toda e qualquer pessoa, que caísse na tentação de dizer algo como “havia de vir por aí um maremoto que limpasse este país de Norte a Sul, de todos os políticos incompetentes, dos corruptos, dos pedófilos ...”, eu faço questão de lembrar que a merda flutua.

domingo, janeiro 09, 2005

A minha casa é um espetáculo!

É fria, pequena, húmida e ouve-se tudo pelas paredes. Mas não é a minha casa que Tá Mal! Não... O que Tá Mal é não ser proibido assobiar que nem uma hiena a pensar que se é um rouxinou, aos Domingos de manhã! Mais! Aos Domingos todo o dia!
Mas até admira... é que neste País, a única coisa que se vai cumprindo é a lei moral, aquela do 'parece mal fazer isto' ou 'parece mal fazer aquilo'. Não parece mal assobiar a mesma p*ta da mesma cacofonia a manhã inteira? Eu quero dormir, valha-me Alguém...
Só as 'Raínhas da Idade da Pedra' (ler em estrangeiro) me valem, vingando-me em altos e gritantes choros aos céus, quando aponto a grafonola directamente para o lado de lá... (hihihi!)

sábado, janeiro 08, 2005

Vinho milagroso

Uma amiga, disse-me que a nossa sociedade encara as depressões de uma forma errada. Concordo. Dá-se às depressões uma aura pesada, conotação negativa, quando na realidade a depressão pode até ser um catalizador do processo criativo: Voltaire não vivia num mar de rosas quando escreveu “Cândido”, nem Paul McCartney estava exactamente eufórico quando escreveu “Yesterday”; já o Padre Borga e o Quim Barreiros devem estar a contas com uma cirrose, isso explicaria a alegria esfuziante das suas canções ...

Lógica

Uma dúvida persegue-me. Aqueles aparelhos usados em alguns estabelecimentos, para “pacificar” moscas e outros insectos, com aquela lâmpada que emite luz púrpura. Pergunto-me: não teria mais lógica se a luz fosse acastanhada?

Só uma ideia

Provalvemente sofrerei uma morte violenta e dolorosa só por aflorar este assunto. Mas fá-lo-ei ainda assim: o Estado sofre de um problema de finanças, gasta mais do que ganha. Existem duas soluções: aumentar as receitas ou reduzir os custos. Sendo que a primeira hipótese está automáticamente excluída, porque iria impedir, por exemplo, o Bébéu Magalhães Cunha e Sarmento Távora de Van Kock de adquirir o seu enésimo veículo todo-o-terreno e de fazer as suas férias em Cancun, e isso era “uma maçada”! Resta a hipótese de reduzir os custos, e aqui é que está a morte do artista: já alguém pensou em cortar nos salários dos ministros e deputados? Para quem não faz a ponta de um real corno, acho eu - mas posso estar errado! - que ganham demais. E que tal uns contratos por objectivos e com termo certo, hein?

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Rica prenda

A primeira fatia de bolo-rei que comi nestas festividades, tinha um cabelo. Adoro o Natal.

segunda-feira, janeiro 03, 2005

domingo, janeiro 02, 2005

Apolítica Now

De tanto falar e escrever sobre política quase me dava uma coisinha má. Por essa razão vou manter-me apolítica a partir de agora e durante uns largos meses (espero saber conter-me). Vamos alternando assuntos, meus caros, de acordo com a filosofia deste blog, pois a origem do Tá Mal não está unica e exclusivamente na política. Há que fazer uma introspecção: quando andamos de carro somos civilizados e respeitamos o próximo? Quando somos meros peões, evitamos os encontrões desnecessários e cedemos passagem ao próximo, ignorando raça, aspecto, sexo ou idade? Quando atendemos um telefonema de telemarketing dispendemos 5min do nosso tempo para responder a questões maçadoras mas que são o sustento do nosso interlocutor? Quando acabamos com o maço de tabaco procuramos o caixote do lixo mais pŕoximo ou praticamos a lei do menor esforço, deitando-o ao chão? Quando o nosso irmão mais novo reprova de ano, criticamos construtiva e activamente para que tal não volte a acontecer?
As questões introspectivas são muitas para além destas.
Talvez se todos fizessem um esforço para melhorar o país, políticos incluídos, não estaríamos nesta situação vergonhosa...
Feliz 2005.